quarta-feira, 1 de maio de 2013

Compartilhando a alegria

Licença Creative Commons
- Sabe vô... Eu não entendo! Eu vejo algumas pessoas dizendo que “alegria compartilhada é alegria redobrada” e também vejo outras dizendo que “não grite alto a sua felicidade, a inveja tem sono leve”. Isso não é contraditório?! Eu não entendo. Como as pessoas podem pensar tão diferentes.
Imagem - http://www.tumblr.com/tagged/minhahistoria?before=21
- É meu neto... Seu avô já está velho e viveu bastante. Imagine quantas vezes eu já não ouvi essas duas frases. Parece um tanto paradoxal, mas talvez não seja. Ao menos eu gosto de pensar assim.
- O que você pensa vô?
- Quando você passou naquela sua prova de química que estava com medo. Você não veio me contar todo contente.
- Sim. Eu fiquei muito feliz de ter conseguido passar e não precisar da recuperação. Contei para você no mesmo dia que saiu o resultado.
- E eu fiquei ainda mais feliz por você. A alegria que você compartilhou comigo, se multiplicou. Ficamos nós dois felizes. E seus pais também.
- Eu ainda mais feliz por vocês estarem felizes também.
- Viu como a alegria se multiplicou.
- Sim. Mas essa história de “não grite alto sua felicidade, a inveja tem sono leve”?
- Somos família, não somos? Família tem esse poder meu neto, de compartilhar e multiplicar suas alegrias. Não só as famílias, os amigos e as pessoas em geral também. Entretanto, algumas pessoas não compartilham suas felicidades, elas gritam, às vezes a fim de provocar inveja e outras por simples inquietação. Certas pessoas param e conta uma mesma história para diversas pessoas. Isso se torna perigoso, compartilhar a sua alegria com qualquer um, pode levar você a compartilhar com alguém que não está disposto a multiplicar e, sim, a tomar a sua alegria. Infelizmente, existem os que não maduros o suficiente para ficarem felizes pelos outros e apenas os invejam, muitas vezes isso acaba gerando consequências ruins a quem compartilhou sua alegria.
- Você está me dizendo, que não posso compartilhar minha alegria sempre que eu quiser e com quem eu quiser, vô?
- Não, meu neto. Você tem mais é que compartilhar a sua alegria sempre que quiser e achar necessário. Você só deve estar preparado para saber que nem sempre ela se multiplicará, que algumas vezes você correrá o risco de despertar a inveja de pessoas que tenham o coração magoado. São escolhas que você irá fazer. Deverá estar sempre pronto para as consequências. E não existe uma fórmula para isso. Eu já errei muito. Por compartilhar com que não devia e por deixar de compartilhar com quem devia. Somos humanos.
- Você me deixou um pouco confuso, vô. Preciso pensar.
- Pense o quanto quiser.
- Mas, vô... Eu confio em você sempre vou querer compartilhar minhas alegrias contigo.
- E eu sempre estarei pronto para multiplica-la com você.
Imagem - http://www.familiamissionaria.com.br/catsubcat.asp?area=15&cat=19&sub=11&catsub=25



2 comentários: